Imagem capa - O mais bonito da fotografia está na transformação que nem sempre conseguimos ver por renata green
GESTANTESESSÃO DE FOTOS

O mais bonito da fotografia está na transformação que nem sempre conseguimos ver

Quem não gosta de ter boas fotografias? Quem não gosta de exibir para os amigos aquela foto lindaaaa sua, dos filhos, de uma viagem…? Mas você teria apego a uma foto bonita que te lembra algo ruim? 


Pergunto isso, porque o significado de uma foto costuma estar ligado à experiência que tivemos enquanto ela estava sendo tirada. Acredito que valha dizer, que pouco vale uma foto esteticamente bonita ou bem produzida, se a sessão de fotos não foi bacana por alguma razão. 


Aqui, proponho-me a te mostrar a importância de uma sessão de foto além do bom resultado dos registros finais:

Porque  você deve valorizar essa experiência;

porque ela é transformadora;

porque praticar essa atividade regularmente;


Se você não gosta de tirar foto ou se você está pensando em fazer uma sessão de fotos, esse texto será muito útil a você.


1. É uma oportunidade de ser cuidada(o) 

Eu nunca me esqueço de um programa de reforma que assisti (adoro!), em que, por acaso, uma amiga minha participou (eu não sabia que ela iria). Eu achei lindo que o programa terminou com ela chorando e dizendo que nunca tinha sido tão cuidada e paparicada na vida. Curioso, que no meio daquela linda reforma que ela ganhou, o que marcou mais ela  era o que ninguém esperava e ninguém estava vendo: o fato de estar se sentindo amada e cuidada.


Na sessão de fotos, todos os esforços do profissional estão na direção de realizar os desejos e ideias da(o) sua(o) cliente. Todo o aparato de figurino, iluminação, direção, maquiagem, cabelo e a música (porque acho que é o ingrediente que não pode faltar para dar ambiência a qualquer lugar) faz a cliente se sentir cuidada, acolhida, tornando aquele instante ainda mais importante: são muitos aparatos e várias pessoas reunidas para registrar um momento único de realização. E isso é grande!


Especialmente as gestantes costumam estar mais sensíveis e sentir o afeto do parceiro, da família e do fotógrafo (e equipe) é sempre um conforto e uma segurança maravilhosa.


2. É uma oportunidade de se transformar no seu melhor

Quando você se arruma, posa , se maqueia, veste figurinos,  -no caso das mulheres-  e fica de frente para uma câmera, cria-se a possibilidade de se reinventar, sem deixar de ser você. Eu diria que cria-se a possibilidade de ser o seu melhor e de deixar a imaginação e os desejos virem. Então, você pode brincar de afinar suas linhas com a luz, de se produzir, se empoderar e performar.  Essa atitude criativa em busca de um resultado positivo por si só já te colocará num panorama estimulante e animador. Você está ali em busca do seu melhor.

Além disso, diante da câmera você se torna um modelo: um modelo de beleza, de felicidade,  de amor e  de família. Isso tende a despertar o melhor de cada um e trazer boas energias. Isso pois costuma despertar mais boa vontade, mais alegria, mais gentileza entre o grupo, casal ou individualmente e o lado mais amoroso de cada um.


3. É uma oportunidade de se sentir bela(o) e admirar a beleza do outro

Certamente uma das razões pelas quais pessoas buscam sessão de fotos é para terem registros em que se sintam lindas(os). É uma oportunidade para  se arrumarem, desfrutarem dos aparatos (figurino, maquiagem…) e se empoderarem. Na correria do dia-a-dia muita gente acaba abrindo mão de alguns cuidados estéticos e sem perceber, de alguma forma isso pode ir minando sua auto-estima. E um registro bem feito e produzido assim retoma essa ideia de cuidado, dos tempos áureos, de quando o casal se conheceu....

O interessante, é que a beleza registrada pela câmera também é  fruto da felicidade vivenciada momento. As gestantes que fotografei , por exemplo, já vinham com uma "luz" própria diferente.

Outro aspecto interessante é o fato de ser uma ótima  oportunidade para valorizar o parceiro ou parceira com elogios, ou simplesmente olhares de carinho e admiração. Assim como as sessões em família que geram um enorme sentimento de satisfação.  São uma forma interessante de ressaltar a beleza e características do grupo, das gerações e suas semelhanças. 

"Olha como somos uma família linda"; "como é bonito ver a família que construímos toda junta"


4. O bem estar nos dias e semanas posteriores à sessão

Uma das minhas primeiras sessões de foto foi com uma mulher maravilhosa vizinha minha. Pouco nos conhecíamos antes da sessão. Eu alugava a vaga dela rsrsr.  Ela veio com uma mala e cheia de ideias. Fomos moldando essas ideias e desejos e foi muito legal conhecê-la e registrar sua beleza. No final do dia, ela me escreveu essa mensagem da foto:


Nota-se que além de linda, a Cris é uma mulher lindamente sensível e eu tive o privilégio dela ter confiado em mim e "se aberto" para esse trabalho em conjunto. Como profissional e pessoa, uma mensagem assim é muito mais do que eu poderia ganhar....enfim. Mas, esquecendo a minha "pessoinha" e voltando para o foco, esta é o impacto de uma sessão de fotos. 

Quando me enviou esse whats, a Cris não tinha nem visto as fotos ainda. Para mostrar que o valor não está somente no produto final, mas no processo. Então aconselho você a ir de peito aberto para aproveitar a sua sessão de fotos com o objetivo de vivenciar o presente. Além disso, não ficar tão preocupada(o) com o resultado final pois quão mais aberta(o) você estiver melhores serão as fotos.


5. É uma oportunidade de se (re)conectar (ainda mais) através do toque, da experiência e do olhar:


Recebemos perfis de famílias em momentos bem diferentes: casais e famílias de longa data, com filhos, outros mais recentes, iniciando a vida conjugal....o fato é que para todos eles a sessão de fotos é uma oportunidade para falar e acariciar através dos gestos e do olhar. Acontece muito de eu propor uma pose e de repente ela se desdobrar para um sorriso, um beijo, um carinho ou até uma brincadeira que nõa estava prevista.


Acredito que alguns casais/ famílias devido à "correria"  acabam tendo  poucos momentos para parar, se olhar, se conectar, demonstrar afeto....e é nesses gestos que acontecem durante a sessão, que flagramos fotos sinceras; verdadeiras relíquias.


Nesse contexto, o casal ganha um novo espaço para se reconectar através do olhar, através do toque e até através do compartilhamento da vergonha. Vejo que se olham e imagino que pensam:  "olha que maravilha o que estamos construindo"; "olha tudo o que batalhamos e passamos juntos"; "quanto eu te amo"....aí surge um riso, um gesto carinhoso .... bem legal. O efeito desse afeto é enorme! Vejo que especialmente as mulheres em sessão gestante se derretem em  receber  um simples carinho no cabelo do parceiro, um beijo na barriga,uma abraço ou um olhar por mais tempo....


6. É uma oportunidade de passar tempo juntos e demonstrar afeto

Aqui é um complemento do que disse acima. A sessão de fotos é uma oportunidade de realizar uma atividade junto, de rir junto e podere se concentrar nisso, sem ter que correr para fazer outra coisa. Simplesmente estar e curtir o momento. 


Acho que atividades em grupo sempre aproximam. Seja uma viagem de 1 dia, um passeio, um jantar....e com a sessão de fotos não é diferente.


Sobre demonstrar afeto, busco incentivar para que o registro esteja repelto de manifestações de amor. Também já tive casos de homens que reservaram a sessão gestante e de dia das mães e ainda fizeram surpresa. Já teve pedido de casamento.... Fico tão feliz quando isso acontece! 


7. É uma oportunidade de experimentar algo novo

Nas sessões gestante por exemplo, são poucas as que chegam 100% confiantes (mas existiram). Normalmente chegam pedindo para serem dirigidas, envergonhadas e com o tempo  já estão sugerindo poses, figurinos....  E eu acho muito bom deixá-las participarem de forma saudável do processo criativo. Que deixem vir ideias, desejos, poses, afinal de contas esse é o momento delas experimentarem um dia de modelo, um dia de mulher poderosa e empoderada. É o momento dos maridos verem e pensarem mais uma vez: "que mulher maravilhosa eu tenho". 


Então, como eu me comporto?

Eu dirijo e estou sempre me aperfeiçoado (sou "a louca" dos cursos) para obter  resultados cada vez melhores para minhas(meus) clientes, mas não sou de ficar tocando, segurando, robotizando pois quero deixá-la(o)  experiementar também. Sempre que surge uma ideia estou aberta, afinal, são minhas clientes que irão escolher as fotos finais, então elas tem que gostar. Tem que ter fotos com a cara delas ali. Quero que elas olhem a foto e vejam o que está invisível, que é a experiência física e emocional que aquela sessão de fotos lhes proporcionou. 


8. É uma oportunidade de transformar a auto-estima da mulher, do casal e/ou da família.

Gosto muito de conversar com meus clientes. Além disso, estudo e trabalho muito, e sei que por detrás de grandes realizações existem muitos desafios, muita batalha e imprevistos, além dos problemas de sempre.  Então,  pode acontecer da família (homem e/ou mulher) ou a gestante estar querendo registrar aquele momento, mas ao mesmo tempo estar se sentindo feia(o), acima do peso, deprimido (a), às vezes acontece algum rompimento; falecimento; às vezes as pessoas querem muito fazer aquele registro, mas estão numa correria adoidada de trabalho; às vezes estão se vendo pouco; estresse, brigas.... 

O fato é que todos esses exemplos que eu citei influenciam negativamente na auto-estima tanto individual quanto coletiva. E a auto-estimaé  importantíssima para uma boa qualidade de vida. 

Deixei este quesito por último, pois acredito que através de todos os impactos mencionados acima, já mostrei como uma sessão de fotos pode ajudar positivamente e na "manutenção" dessa auto-estima.

Aí, às vezes, a(o) cliente diz: não estou muito animada (o), não sei se faço....

E eu digo: " faz sim pois uma sessão de fotos pode mudar seu estado de espírito"



Espero ter trazido um novo ponto de vista sobre a ideia de "sessão de fotos". Eu costumo dizer que a fotografia revelada ou digital é somente "a ponta do iceberg", ou seja, o que podemos ver de algo muito maior.


Se você gostou, tem algum comentário a fazer,  história para contar ou dúvida, não deixe de compartilhar conosco aqui nos comentários! Sua participação é muito importante.


********

Saiba mais....

Eu sou formada desde 2011 em Cinema (Comunicação Social) e atuo/me identifico como fotógrafa desde 2018. As oportunidades foram aparecendo e eu comecei a estudar para aperfeiçoar meus conhecimentos e evoluir em busca de alcançar resultados cada vez melhores, cada vez mais rápido (esse é meu foco) . Mas desde que comecei, tenho muito claro na minha mente que a sessão de fotos é um momento que deve ser leve, divertido e maravilhoso assim como as fotos, mas não menos que elas. Porque, acontece muito de realizarem sessões de forma mecânica, com se fosse uma fábrica, sem pensar na importância do que se está vivenciando naquele momento, somente na qualidade final do registro. Aí, a cliente exibe para os amigos aquela foto, mas não se conecta emocionalmente com ela e perde grandes oportunidades (sobre as quais falarei ao longo do texto). Ela foi lá para se sentir poderosa, cuidada, melhor, transformada e não foi bem o que aconteceu. Como se não bastasse aquele momento ficará guardado na sua memória talvez para sempre....uma pena.


@renatagreenfotografia

renatagreen.com.br

21994961577